Sugiro que leiam pelo menos um capítulo por dia, seja de qualquer livro da Bíblia, e, caso tenham dúvidas, me mandem um e-mail, que eu vou procurar esclarecê-las pra vocês o mais rápido possível. Se quiserem começar por Isaías, aqui estão os esclarecimentos:
Para começar, Isaías 1:
Este capítulo se divide em 2 subtítulos: Deus acusa o seu povo e Salvação e Castigo.
Em Deus acusa o seu povo, o Senhor fala, através de seu profeta, da desobediência do povo de Israel, de como eles esqueceram de Deus e se revoltaram contra Ele. Deus fala também que não quer saber de ofertas e sacrifícios, se eles não forem dados de coração. Como os dos filhos de Israel não eram, Deus disse que não os queria mais. No final, Deus os convida a repensarem seus costumes, e a fazerem o bem a todos, e diz que Ele perdoará todos os seus pecados, contanto que se arrependam e confessem na presença dEle.
" Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o SENHOR, falei " Isaías 1:19-20
Em Salvação e Castigo, Deus anuncia a salvação daqueles que perseverarem e esperarem nEle, e acima de tudo, se arrependerem de suas obras, e o castigo daqueles que são injustos, infiéis, ladrões e corruptos, que não querem saber do Senhor. Ele promete que nos dará juízes fiéis e governantes justos para governarem nosso povo, e que destruirá aqueles que não forem bons. No fim, Ele diz que em Sua ira, arrancará toda a nossa maldade; isto confirma aquilo que já aprendemos: que Deus não odeia o pecador, mas o pecado. O pecador Ele ama, o pecado que o mesmo comete, Ele abomina.
Isaías 2 se divide em O Reinado de Paz de Deus, o SENHOR e O Dia do Senhor:
Em O Reinado de Paz de Deus, o SENHOR, Isaías é tomado pela profecia do tempo de paz do Senhor. Esta profecia diz respeito ao fim dos tempos, ao fim de todas as coisas, quando o Senhor terá a posição de Juíz, e julgará com justiça a todos os povos. Quando todos os povos adorarão a Deus, e reconhecerão a Sua Majestade. Quando todos andarão nos caminhos de Deus, serão fiéis, e se alegrarão por fazer parte do Seu reino. Por fim, Isaías nos convida a andarmos no caminho da luz, enquanto este tempo ainda não é chegado, para que possamos nos alegrar no fim : "Venham, descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o SENHOR nos dá." Isaías 2:5
Em O Dia do SENHOR, Deus condena uma das práticas mais comuns de todos os tempos: a idolatria (culto a ídolos, imagens, estátuas, figuras, etc). A profecia deste trecho é a que diz que chegará um tempo em que Deus vingará o mal, o chamado Dia do SENHOR. Neste dia, Deus fará com que todos vejam que seus ídolos, seus deuses de pau e pedra, que eles mesmos fizeram, não valem coisa alguma, não são nada. Apenas Deus, o único e verdadeiro, será exaltado neste dia, simplesmente porque só Ele é digno de adoração. Só Ele é Deus. E, no final do trecho, Deus ainda diz que quando este dia chegar, todos ficarão envergonhados pelo que fizeram, e darão o devido desprezo aos seus ídolos, jogando-os fora de uma vez por todas. Pois, afinal, só Deus é digno de confiança.
" Naquele dia, todos pegarão as imagens de prata e de ouro que eles mesmos fizeram para adorar, e as deixarão para os ratos e morcegos." Isaías 2:20
" Não confiem mais nos seres humanos, pois são mortais! Será que eles valem alguma coisa?"
Isaías 2:22
Isaías 3 se divide em Desordem completa em Jerusalém e Deus repreende as mulheres de Jerusalém.
Em Desordem completa em Jerusalém, o Senhor revela a Isaías que todos os cidadãos de Jerusalém estão corrompidos, que todos praticam o mal, e que, por isso, Ele fará com que "crianças" governem o povo, pois elas são as únicas que permanecem puras na cidade. Isaías profetiza que haverá uma desordem completa e generalizada por causa dessa corrupção, e que neste tempo, ser governante (estar no poder) será sinônimo de vergonha, de humilhação, de terror total. O Senhor alerta os cidadãos a não imitarem os seus governantes, e avisa aos governantes que eles serão julgados sem demora, pois o Senhor não admite
injustiças no meio do Seu povo.
Em Deus repreende as mulheres de Jerusalém, Deus literalmente repreende Suas filhas, que estão deixando a vaidade, o desejo e o orgulho as conquistar, e as cegar. O Senhor as avisa com antecedência, para que elas saibam qual será seu castigo por terem se deixado levar pelas "belezas mundanas", caso elas não se arrependam e reconsiderem. Caso não se arrependam antes, com certeza se arrependerão depois!!
Isaías 4 - " A Futura Felicidade de Jerusalém "
Neste capítulo, Deus revela a Isaías o Seu "Plano Perfeito", chamado aqui de "Ramo Novo" ou "Renovo", que nada mais é do que a manifestação da graça, do amor, do perdão, da paz, da alegria, da esperança, da vida abundante e da vida eterna: o nosso Senhor Jesus!!! Deus revela o Seu plano de redenção para toda a Israel, quando Ele julgará a todos, os purificará e tirará a maldade do meio deles, para sempre. Israel e Jerusalém serão o Seu "Povo Santo", cujo povo Deus protegerá e amará de dia e de noite, e estará para sempre no meio deles.
Para encerrar por hoje, Isaías 5, que se divide em A Plantação de Uvas de Deus, As maldades são condenadas e Deus castigará o Seu povo.
A Plantação de Uvas de Deus nos mostra, através de um lindo cântico, o amor e a graça do nosso Deus, que mesmo antes de nos criar, muito nos amou, e deu tudo para que fôssemos o Seu projeto perfeito. Mas o projeto acabou saindo dos eixos, se corrompeu e abandonou o seu Criador. De uma forma muito ingrata, o povo de Judá e de Israel deixou ao Deus que sempre os amparou, da mesma forma como o deixamos e o abandonamos nos dias de hoje, quando nos deixamos corromper com a maldade do mundo ao nosso redor.
Em As Maldades são Condenadas, Deus condena o povo pelas ostentações exageradas, pelas injustiças sociais, pelos excessos alcoólicos, pela desobediência, pela impaciência, pela hostilidade, pela corrupção e pela imoralidade. Isaías profetiza aqui a respeito do exílio de Israel, quando todo o povo será levado cativo de seu país a fim de serem escravos em terras desconhecidas, para que o Senhor os castigue pelos seus pecados.
Por fim, em Deus castigará o Seu povo, Deus revela a Seu povo o que acontecerá com eles, por causa de seus pecados e de sua rebeldia. Tudo o que o povo de Israel está fazendo é adiar o inevitável. Deus vai cumprir o castigo que Ele determinou, e, para isso, Ele não medirá esforços. No capítulo, está bem claro que Deus está disposto a usar até mesmo outro reinos, povos e nações para castigar o Seu povo. Deus permitirá que eles submetam toda a Israel para que seus moradores caiam em si, e finalmente se arrependam de seus pecados.
Espero que tenham gostado do estudo. Fiquem com Deus, até mais ;)
Ótima a explicação. Obrigado e Deus abençoe.
ResponderExcluirOnde está escrito na Bíblia que Deus ama o pecador? Se ele ama o pecador porque ele vai mandar ele para o inferno?
ResponderExcluirOnde está escrito na Bíblia que Deus ama o pecador? Se ele ama o pecador porque ele vai mandar ele para o inferno?
ResponderExcluir