quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudo Bíblico - Mateus 23

Oi, bem vindos ao primeiro estudo bíblico devocional do blog :)

Para analisarmos e estudarmos hoje temos o capítulo 23 do livro de Mateus, no Novo Testamento. Vamos estar analisando o capítulo e refletindo através de seus ensinamentos.

Estudo Bíblico Devocional: A Palavra de Deus

Você pode ler o capítulo na Bíblia, ou online através desse link: http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/23

Vou postar aqui uma síntese do capítulo, e dos versículos mais importantes.
Começando com o primeiro tópico: Jesus, os mestres da lei e os Fariseus:

Neste trecho, Jesus ensina que aqueles que se engrandecem serão humilhados, enquanto aqueles que se humilham serão engrandecidos. Isto quer dizer que aqueles que só buscam a fama, a conquista pessoal, o reconhecimento, serão profundamente decepcionados, por causa do seu próprio vazio, por não buscarem aquilo que realmente importa e engrandece: a Palavra do Senhor.
Enquanto aqueles que buscam o que fortalece e engrandece de verdade, ou seja, a obediência aos mandamentos, a leitura da Palavra de Deus, a solidariedade e a reciprocidade com o próximo, serão grandemente abençoados, e receberão não só aquilo que buscam, mais muito além disso. Parando pra pensar bem, é mais do que certo qual é a escolha mais proveitosa, não é mesmo?


Jesus também diz que devemos ouvir os ensinamentos daqueles que pregam a Palavra, mas só seguir e imitar as suas atitudes se elas corresponderem a Palavra que os mesmos pregam, já que nem sempre as pessoas sábias e entendidas da Verdade do Senhor realmente praticam aquilo que ensinam.
E por último, Ele diz que nenhum de nós deve se achar melhor que o outro, ser o líder do outro ou superior a ele, já que somos todos membros de uma mesma família,somos todos iguais aos olhos do Senhor, e o nosso líder é Jesus.

Em Jesus condena o fingimento, Ele nos deixa as seguintes informações:

- Não deem tanto valor a sua religião, como se fosse ela o fator mais importante de todos, pois a verdadeira religião é ajudar os órfãos e as viúvas (cuidar daqueles que estão desamparados) Quem não faz isso, não deve se gabar de feito algum;
- Mais importante do que ser fiel é ser obediente, ou seja, antes de buscarmos ser fiéis em tudo, devemos ouvir e obedecer a Palavra e a Voz de Deus, que se manifesta em nós de diferentes formas. Pois de que adianta dar o dízimo, mas não respeitar ninguém, e se achar melhor que todo o mundo? Com a nossa obediência, é fortalecida a nossa fidelidade. (Podemos ser fiéis sem obedecermos, mas se obedecermos, com certeza seremos fiéis);
- Devemos buscar a pureza do nosso espírito, da nossa alma (interior) antes do que a do corpo (exterior). De nada vale um copo limpo por fora e sujo por dentro. E assim é com as pessoas também.

Estudo Bíblico

Em Castigo dos Hipócritas, Jesus deixa claro que todos aqueles que praticam o mal aos escolhidos do Senhor, aos servos dEle, são considerados "descendentes dos que mataram os profetas", e que, por dizerem que não fariam o mesmo que seus antepassados, mas mesmo assim o fizeram ou ainda o fazem, receberão o castigo por todos aqueles que morreram injustamente, desde Abel, filho de Adão (Livro de Gênesis), até Zacarias, filho de Baraquias (Livro de Zacarias).

Por fim, em O Amor de Jesus por Jerusalém, Ele ensina que a cidade (os habitantes da cidade em geral) é muito amada por Deus e por Ele mesmo, mas mesmo assim ela rejeita os ensinamentos do mestre e destrói a obra de Deus com isso; Ele diz que por isso, ela também será rejeitada e desamparada, até que reconheça que Jesus é o Messias, o Filho do Deus Vivo, e volte a buscar, e a desejar verdadeiramente um relacionamento íntimo com o Senhor Deus. (Mas Deus não se esquecerá dela jamais, porque Ele é justo em cumprir com a Sua aliança, e o será para todo o sempre.)

Por hoje é só. Estudem, meditem e pratiquem a Palavra de Deus em suas vidas, e eu garanto que tudo vai melhorar pra vocês, pois o Senhor é fiel em tudo, e Ele não deixará de amparar aqueles que descansam e confiam nEle.

Um grande abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário